quinta-feira, 21 de abril de 2016

Projeto "E os dinossauros invadiram...

Projeto "E os dinossauros... invadiram o Maternal 2 A"




Área do conhecimento: Sócio afetivo, linguagem oral, natureza e sociedade, artes visuais, movimento e matemática.                                                                                             
Tema: Dinossauros                        
Turma:                              
Professora: Adriana Lopes
Período:                                                                   

Justificativa: Segundo Rojas (2002), diz que o ato de brincar e as atividades lúdicas são ferramentas indispensáveis para o desenvolvimento da criança, por serem atividades completas, ajudam em seu desenvolvimento como um todo, pois ao brincar elas criam e recriam a realidade que as cerca. Neste sentido, é importante propiciar um ambiente acolhedor, lúdico e organizado preparado para estimular a imaginação e a brincadeira, possibilitando assim que a criança através de propostas grupais em um espaço afetivo e criativo sinta-se feliz e segura. No presente projeto aparecem os dinossauros, seres pré-históricos que despertam no imaginário infantil muita curiosidade sobre sua existência e também sobre o seu desaparecimento. Além de possuírem muita informação, colecionarem seus bonecos e apreciarem os filmes e livros com esta temática.   E são através deles, que as crianças vão se abrir para um mundo de descobertas e aprendizagens que interligará todas as áreas do conhecimento, construindo uma ponte de significação do mundo exterior para seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.

Objetivo geral: Possibilitar através de atividades lúdicas a aquisição de novos conhecimentos referentes ao tema, tornado possível conscientizar os alunos sobre a importância da preservação das espécies existentes, além de promover a socialização entre o grupo.

Objetivos específicos:
·         Propiciar um ambiente acolhedor, agradável, seguro, visando o bem estar do discente;
·         Permitir que os educandos falem livremente sobre seus conhecimentos acerca dos dinossauros;
·         Reconhecer os diversos tipos de dinossauros existentes;
·         Conhecer as características dos dinossauros;
·         Contextualizar o período de existência dos dinossauros;
·         Compreender as características dos répteis;
·         Comparar as características dos dinossauros com a dos répteis;
·         Explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão;
·         Trabalhar o conhecimento científico através de temas que aguçam a curiosidade;
·         Compreender a paleontologia e seus recursos;
·         Dar oportunidade à criança imaginar e indagar sobre conteúdos históricos;
·         Desenvolver o pensamento conhecendo mais a Pré-História;
·         Proporcionar investigação por parte das crianças;
·         Despertar o gosto pelas descobertas;
·         Socializar as experiências das crianças;
·         Promover a escolha do nome do mascote da turma;
·         Oportunizar momentos de discussão coletiva acerca do assunto sobre os Dinossauros;
·         Estimular a linguagem oral e escrita;
·         Reconhecer similaridades da vida na pré-história com a vida atual;
·         Valorizar a vida e seus recursos naturais;
·         Valorizar a natureza e suas manifestações;
·         Expressar-se plasticamente através de atividades de Artes;
·         Expressar-se através da musicalização e sonoridade rítmica;
·          Estimular o pensamento matemático através de atividades lúdicas e discussões coletivas.
·         Estimular o cuidado com a natureza e a preservação do meio ambiente;
·         Ampliar vocabulário e linguagem como forma de comunicação;
·         Identificar o próprio nome;
·         Estimular o raciocínio lógico;
·         Promover situações de vivências lúdicas integradoras que possibilitem o descobrimento, a exploração e o conhecimento dos outros e de si;
·         Facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento da criança nos aspectos físico, cognitivo, motor e social;
·         Desenvolver a lateralidade e atividades de coordenação;
·         Participar de jogos e brincadeiras em grupo, obedecendo a ordens simples;
·         Promover jogos e brincadeiras com operações concretas;
·         Selecionar, agrupar, separar e organizar fatos e objetos;
·         Identificar as marcas temporais presentes nas histórias de quadrinhos;
·         Desenvolver movimentos que estimulem a motricidade fina;
·         Potencializar a criatividade;
·         Incentivar o hábito do desenho estimulando a fantasia e expressão;
·         Confeccionar dinossauros com sucatas;
·         Reconhecer e ordenar numerais de 1 ao 5;
·         Estimular o auto-higiene corporal;
·     Valorizar a importância de compartilhar, o respeito ao direito do outro e o cumprimento das normas estabelecidas pelo grupo;
·         Promover a sociabilização e a integração dos alunos;
·         Familiarizar o educando ao espaço escolar e sua rotina;
·         Estimular o conhecimento de datas comemorativas e suas histórias;
·         Desenvolver algumas noções da língua estrangeira (Francês).

                                                                                                        
Apresentação do projeto: Será apresentado através de uma fantasia de dinossauro, que a educadora estará usando, um livro e o mascote da turma, um dinossauro feito com feltro e escolha do nome do mesmo.

Metodologia: roda de conversa, histórias, música, vídeos, pesquisa, saco surpresa, Bolsa do dinossauro, fantasias, fantoches, pintura, colagem, desenho livre, dinossauros com sucatas, pés de dinossauros, móbile, carimbo, máscaras, painéis, jogo da memória, quebra cabeça, trilha, modelagem, brincadeiras livres e direcionadas, escavação e culinária.


Culminância: O referido projeto será finalizado com o aniversário do Dinossauro...
(Nome escolhido pela turma ao longo do projeto).

Referências bibliográficas:


Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.

Roberto Shinyashiki
Vídeos sugeridos:




















































Projeto para Educação Infantil Faz de conta

Título: Brincando, experimentando e reinventando! Tema: Faz de conta Turma: Maternal 1 A                         ...