BEM VINDOS AO MEU BLOG!



UM BLOG ONDE A MÁGICA ACONTECE...BASTA
ACREDITAR!
"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem." (Carlos Drummond de Andrade)




domingo, 12 de março de 2017

Projetos tema "Piratas"









Título: Piralbeto e as letras encantadas!
Tema: Piratas
Turma: Pré-escola                                                     
Professora: Adriana Lopes
Período: 20/03/2017 à 21/04/2017
                                                                
Área do conhecimento: Sócio- afetivo, linguagem oral, natureza e sociedade, artes visuais, movimento e matemática.                                                                                             

Justificativa:
 É na educação infantil que são oportunizados os estímulos necessários para o contínuo desenvolvimento integral das crianças. Contudo, nesta fase elas já estão inseridas em um ambiente preparatório, obtendo de forma natural no dia a dia escolar as informações que as levarão a um mundo de descobertas, onde todo conhecimento prévio facilitará as aprendizagens futuras.
Assim, pensando que houve um grande interesse por parte da turma da pré-escola (nível 2) com o tema trabalhado no último período e partindo dos questionamentos feitos por eles como: “Profe que letra é esta?”, “Pirata começa com a letra P?” será desenvolvido um projeto que de forma lúdica e com materiais concretos os educandos possam reconhecer e perceber a presença das letras do alfabeto no nosso cotidiano pois, conforme (RCNEI,2002,P.21)
No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem  com as outras pessoas e com o meio em que vivem. (RCNEI, 2002, P.21)


Objetivo geral: Propiciar que os alunos conheçam e se familiarizem com as letras do alfabeto de  forma lúdica e prazerosa através do fantoche articulado “Piralbeto”.

Objetivos específicos:
*      Conhecer cada letra do alfabeto a partir de um material concreto;
*      Reconhecer as letras em situações do nosso cotidiano;
*      Reconhecer a ordem alfabética;
*      Confeccionar um alfabeto com materiais concretos;
*      Reconhecer, ordenar e quantificar numerais do 1 ao 30;
*      Reconhecer, identificar e formar conjuntos;
*      Conceituar antes, entre e depois;
*      Estimular o raciocínio lógico através de jogos matemáticos;
*      Classificar os meios de transporte em terrestre, aéreos e marítimos;
*      Desenvolver a psícomotricidade;
*      Desenvolver movimentos que estimulem a motricidade fina;
*      Expressar-se por meio das artes plásticas;
*      Promover o pensamento autônomo através do desenvolvimento e compreensão da linguagem e das capacidades criticas e criativas do educando;
*       Promover a autonomia;
*      Estimular o conhecimento de datas comemorativas e suas histórias;
*      Desenvolver algumas noções da língua estrangeira (Francês).

                                                                                                        

Apresentação do projeto: O referido projeto será apresentado através de um fantoche articulado do “Piralbeto”.
Metodologia: roda de conversa, histórias, música, vídeos, baú do tesouro, fantoche articulado, pintura, alinhavo, colagem, desenho livre, máscaras, bingo, modelagem, brincadeiras livres e direcionadas, culinária.

Culminância: O projeto será finalizado com um vernissage “Mil e uma letras do Piralbeto”.
O mesmo contará com a participação das famílias dos alunos na confecção prévia das obras.

Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF 2002. P.21.


Planejamento diário de 20/03/2017 à 20/04/2017:                                                            
Segunda-feira: “Terra a vista!” A professora apresentará o projeto através de um fantoche articulado o “Piralbeto”, o mesmo será confeccionado com tecido e meias representando um pirata que adora as letras do alfabeto. Nele terá um bolso que sairá o livro com a história “Alfabeto dos pingos” (Mary França).
Atividade de registro: Pintura com tinta a dedo, grafia das letras em bastão do alfabeto em folha A3.
Terça-feira: Psicomotricidade
Os alunos realizarão as seguintes atividades no pátio da escola:
a)      Pega letra: Dado o sinal os alunos deverão correr pelo pátio, cada um com uma letra do alfabeto grudada nas costas. Quando a professora disser por exemplo letra “A” todos devem correr e pegar o coleguinha que esta com essa letra e assim sucessivamente até que todos participarem.
b)      Conjunto Humano: Dado o sinal, a professora fará os seguintes comandos aos alunos: Que se agrupem formando um conjunto de meninos e um conjunto de meninos. Num segundo momento, solicitar que se agrupem de acordo com a altura, ou seja, meninos mais altos e meninos mais baixos. Colocar barbante em volta dos grupos, dos conjuntos, formando os diagramas. Perguntar ás crianças quantos elementos têm este conjunto.
c)      Relaxamento em grupo com música: Alunos dispostos em circulo, de costas um para o outro. Dado o sinal, os alunos deverão executar movimentos pedidos pela professora. Exemplo: Passar as mãos nas costas do amigo da frente, etc.
2ª Atividade: Anexo 1

Quarta-feira:
Artes: Confecção de uma luneta do pirata com sucata.
Filosofia: Através de uma televisão feita com caixa de papelão previamente pela educadora serão levantados questionamentos sobre o uso da mesma no seu cotidiano.
Quinta-feira:
Natureza e sociedade: Através da figura de um navio de pirata a professora fará a seguinte afirmação: Para os piratas chegarem até a ilha de tesouros eles usavam o navio como meio de transporte. Logo após, a mesma fará o seguinte questionamento: E vocês que meio de transporte usam para chegar à escola?
Em seguida, os alunos desenharão em papel a metro os meios de transporte que mais gostam e com a ajuda da professora colocarão a letra inicial de a cada um.
Francês: Contando em francês os meios de transporte que desenharam.

Sexta-feira: Retomada, lanche coletivo e tarefa de casa.
Anexo 2:
Sábado e Domingo 

Segunda-feira: A professora apresentará a música “As letras falam” com o fantoche Piralbeto.
2ª atividade: Os alunos jogarão o bingo do alfabeto dos piratas, confeccionado pela professora previamente com cartões de caixas de pizza, tampinhas e adesivos relacionado ao tema.

Terça-feira:
a)      Procurando o alfabeto pelo pátio da escola. A professora espalhará letras do alfabeto pelo pátio e ao seu comando os alunos deverão encontrar e após colocá-las dentro do baú do tesouro. 
b)      Dança dos bambolês: Cada aluno ficará disposto dentro de um bambolê. Dado o sinal os alunos deverão dançar entre os mesmos e quando parar a música deverá entrar em um. Cada vez que a música parar um bambolê é retirado da roda e assim sucessivamente. Os alunos que ficarem sem bambolê deverão se juntar com um amigo. A atividade termina quando restar um só bambolê e todos os alunos estarem dentro dele.
c)      Atividade de relaxamento idem a primeira semana.
Atividade: Modelando os números do 1 ao 5 e formando conjuntos entre eles.
Quarta-feira: Artes: Confecção do meio de transporte “navio” com caixa de leite ou suco e palito de churrasco. (Pintura individual com tinta guache)
                                                                                                              
Filosofia: Através da contação de história “Camila fala palavrão” à educadora fará o seguinte questionamento: Criança pode falar palavrão?

Quinta-feira: Natureza e sociedade: Os alunos retomarão os meios de transporte com a música:
Atividade: Anexo 3
Francês: Através da brincadeira “Onde estão as letrinhas do alfabeto com a cor VERMELHO (RED) em francês. A professora esconderá pela sala várias letrinhas do alfabeto e ao comando da mesma os alunos terão que encontrá-las.
Sexta-feira: Retomada e lanche coletivo.
Sábado e Domingo                                                                                    

Segunda-feira: Piralbeto irá apresentar para os alunos a poesia:
 “
2ª atividade: Modelando as letras do alfabeto.
Terça-feira: Psicomotricidade:
a)      A professora desenhará com giz no chão algumas letras do alfabeto. Dado o sinal, os alunos deverão executar os comandos da mesma. Ex: Pula na letra “A”, Caminha sobre a letra “E”, engatinha na letra “R” e assim por diante.
b)      Em círculo, um aluno de cada vez deverá pegar uma letra de dentro do saco surpresa e imitar um bicho que comece com a letra inicial da mesma. Quem adivinhar é o próximo a participar.
c)      Cabo de guerra dos piratas. Dado o sinal os alunos divididos em dois grupos, deverão evitar que se afoguem no mar, que será representado por ondas desenhadas no chão do pátio entre os mesmos.
Atividade lógico matemática: Contando e quantificando com letras do alfabeto em EVA.
Quarta-feira: Artes: Confecção de uma mascará de coelhinho para a festa.
Festa de Páscoa
Quinta-feira: Natureza e sociedade: A professora retomará os meios de transporte com uma variação da brincadeira “morto e vivo”. Quando disser “terrestre” os alunos deverão agachar dirigindo simbolicamente um carro, quando falar ”aéreo” deverão ficar em pé simbolizando o voo de um avião e quando ela falar “marítimo” todos deverão deitar no chão simbolizando um navio.
Francês: Os alunos brincarão de esconde-esconde contando em francês do 1 ao 10
Sexta-feira: Feriado (sexta-feira santa)
Sábado e Domingo   






Título: Um por todos e todos por um na terra dos piratas!
Tema: Piratas
Turma: Pré-escola                                                     
Professora: Adriana Lopes
Período: 20/02/2017 à 20/03/2017
                                                                
Área do conhecimento: Sócio- afetivo, linguagem oral, natureza e sociedade, artes visuais, movimento e matemática.                                                                                             

Justificativa: Diante das observações feitas pela professora nos primeiros dias letivos com a turma da pré-escola, foi possível perceber o quanto é importante que se oportunize abordagens que incentive os alunos a refletir sobre suas ações. Para Sabini (2002, p. 48), “[...] o indivíduo torna-se inteiramente humano através das interações e do envolvimento com outras pessoas [...]”. Sendo assim, no referido projeto aparecem os “´piratas”, sujeitos autônomos e organizados que cruzavam os mares a procura de tesouros. Eles desenvolviam um código de conduta, no qual mantinham uma organização de grupo dentro da realidade em que viviam. E são através desses personagens que fascinam as crianças, que o tema em questão servirá de suporte para que se construa uma ponte de significação entre o real e o imaginário promovendo assim a reflexão de valores e ações dos alunos.

Objetivo geral: Organizar com os alunos um código de conduta da turma da pré-escola, através das atividades desenvolvidas com o tema “piratas”.

Objetivos específicos:
*      Propiciar um ambiente acolhedor e lúdico através do tema “piratas”;
*      Elaborar um código de conduta da turma;
*      Descrever cenários e personagens;
*  Conhecer as características dos piratas, seu modo de vida, alimentação, moradia, código de conduta, etc;
*    Promover a leitura do mapa como elemento simbólico do espaço físico em que estamos inseridos; 
*      Conceituar geograficamente o que são ilhas e mares;
*      Reconhecer, ordenar e quantificar numerais do 1 ao 30; (retomada)
*      Estimular o raciocínio lógico através de jogos matemáticos;
*      Desenvolver a psícomotricidade;
*      Desenvolver movimentos que estimulem a motricidade fina;
*      Expressar-se por meio das artes plásticas;
*   Promover o pensamento autônomo através do desenvolvimento e compreensão da linguagem e das capacidades criticas e criativas do educando;
*      Promover a autonomia;
*      Estimular o conhecimento de datas comemorativas e suas histórias;
*      Desenvolver algumas noções da língua estrangeira (Francês).

                                                                                                        

Apresentação do projeto: O presente projeto será apresentado através da brincadeira “Caça
ao tesouro”.

Metodologia: roda de conversa, histórias, música, vídeos, documentários, pesquisa, baú do tesouro, fantasias, pintura, colagem, desenho livre, confecção de jogos e brinquedos com sucatas, fantoches, máscaras, dobradura, painéis, trilha, bingo, modelagem, brincadeiras livres e direcionadas, culinária.

Culminância: A professora organizará uma festa no barco dos piratas, onde os alunos serão convidados a estar fantasiados e a dividirem um lanche coletivo.

Bibliografia:
Acesso em: 24 jan/2017
Acesso em: 24 jan/2017
Acesso em 30jan/2017

               

Planejamento diário de 20/02/2017 à 10/03/2017:                            

Segunda-feira: A professora apresentará o projeto caracterizada de “pirata”. A mesma pedirá que a secretária da escola entregue na sala de aula um mapa do tesouro feito com papel pardo e uma chave.
1ª atividade: Após, os alunos serão convidados a decifrar o mapa e seguir as fantásticas dicas do mesmo pela escola até o “baú do tesouro” que estará enterrado na caixa de areia do pátio. Dentro do mesmo terá um tesouro muito especial, oito saquinhos com moedas de ouro de chocolate. Após todos desenterrarem o baú a professora pedirá que fiquem em círculo e entregará o baú e a chave para um dos alunos dando inicio a “dinâmica do presente”.
a) Parabéns! Você tem muita sorte, foi escolhida (o) para ganhar a chave que abrirá o baú. Esta chave representa a união e a amizade da nossa turminha, por isso não fique com o presente e ofereça para quem você considera mais ALEGRE.
b) O que seria de nós sem alegria? Continue animando a nossa turminha com esta alegria contagiante. Não fique com o presente e ofereça para alguém que goste de FALAR BASTANTE.
c) Hum... você gosta de falar bastante! Que bom, assim temos com quem conversar. Então seja generoso e ofereça para alguém que goste de DIVIDIR OS BRINQUEDOS.
d) Que legal você compartilha os brinquedos os colegas e isso é um gesto muito especial,  mas o presente não será seu; passe-o para aquela(e) amiga(o) que você acha mais BONITA(o).
e) Que bom!! Você foi escolhida (o) a mais bonita (o) da turma, por isso mostre desfilando para todos observarem o quanto você é bonita (o)! Mas o presente não será seu, o entregue a quem você considera mais CARINHOSO.
f) Carinho também é uma forma de amor. Você está de parabéns! (palmas), mas... todo
este carinho você irá demonstrar entregando o presente para um amiginho (a) que você considera o mais AMIGO de todos na turma.
g) Você foi eleita (o) a pessoa amiga de todos. Parabéns! 
Ser amigo é primordial, é reunir um pouco de todas as qualidades, é ter amor no coração. Este presente é para você. E você como bom amigo, irá reparti-lo com todos os amigos que estão compartilhando este momento especial.

2ª atividade: Cinema: Os alunos assistirão o DVD “A lenda do tesouro perdido” (Thomas e seus amigos)
Retomada do dia com a música que será o tema musical da sala da pré-escola.
MARCHA PIRATA
Marcha pirata com cara de mau
O olho de vidro e a perna pau
 Navio pegou fogo muita atenção
Não vai cair no mar e nadar com tubarão!

Terça-feira: Psicomotricidade
Os alunos realizarão as seguintes atividades no pátio da escola:
Bandeira de pirata na ilha
A professora representará através de um desenho com giz de quadro no pátio da escola dois barcos e uma ilha cheia de bandeirinhas de pirata a uma distância de uns 5m mais ou menos. Os alunos ficarão dispostos em duas equipes dentro dos respectivos barcos cada equipe será representada por uma cor.  Ao comando da educadora as duplas terão que nadar até a ilha e colocar uma bandeira de cada vez de volta no seu barco e assim sucessivamente até que a última bandeira seja colocada.
Pirata mandão
Os alunos estarão formados em círculo e ao comando de quem estiver com o chapéu de pirata deverão executar o que se pede.
A atividade se estenderá até que todos sejam o “pirata mandão”
Acordando o Capitão Gancho
Em círculo será escolhido um aluno que ficará com o chapéu “o pirata”. Este estará fora do grupo enquanto o resto da turma finge estar dormindo. O pirata irá acordar um dos amigos colocando o chapéu no mesmo e este por sua vez tentará pegá-lo antes que o mesmo pegue seu lugar na roda.
2ª Atividade: Anexo 1

Quarta-feira: Artes: Fazendo serigrafia na sacolinha da tarefa de casa com gizão de cera e lixa.
Será entregue para cada aluno uma folha de lixa e os alunos desenharão livremente na mesma. Logo após, com a ajuda da professora será passado um ferro quente passando o desenho para a sacola previamente feita.
Filosofia: A professora retirará de dentro do baú do tesouro fichas feitas de color set, nas mesmas estará escrito palavras que simbolizam valores essenciais do ser humano como: amor, amizade, respeito, solidariedade, Cooperatividade, afetividade, partilha, etc. As mesmas serão anexadas no quadro em volta de um ponto de interrogação. Em seguida fará o seguinte questionamento: O que vocês sabem sobre valores?
A partir do diálogo será elaborado coletivamente um código de conduta da turma. Em papel a metro.
Quinta-feira: Natureza e sociedade: A professora irá questionar os alunos com a seguinte pergunta: Para que serve o mapa? Em seguida tomando como ponto de partida a localização da sala de aula, pedirá que cada um  desenhe um mapa cujo tesouro esta escondido dentro da casinha de madeira da escola. Logo após, os mesmos serão colocados em garrafinhas.
Francês: A professora apresentará os numerais do 1 ao 5 em francês através da brincadeira esconde-esconde.

Sexta-feira: Festa de carnaval e entrega da tarefa de casa.
Anexo 2:
Sábado e Domingo 
Segunda-feira- Folga coletiva
Terça-feira-feriado

                                                                                  
 


Quarta-feira: Artes: Pintura coletiva com guache em um barco de pirata feito de papelão.
Filosofia: A professora usará a mão do Capitão gancho. Em seguida fará o seguinte questionamento: É possível brincar com a mão do Capitão gancho?
Após o diálogo os alunos confeccionarão uma mão do Capitão gancho com meia previamente pedida para os pais e ganchos feitos com cartolina ofício e irão no pátio sentir brincando as dificuldades que as pessoas têm com a falta de um membro do corpo.

Quinta-feira: Natureza e sociedade: Através de um mapa a professora irá conceituar junto com os alunos o que são ilhas e mares.
Anexo3:

Francês: Através da brincadeira “Elefante colorido” a professora apresentará a cor AZUL- BLEU (BRU)
Sexta-feira: Lanche coletivo, retomada da semana e entrega da tarefa da semana.
Anexo 4
Sábado e Domingo                                                                                    

Segunda-feira: A professora contará a história “Os piratas” Culturama e como recurso usará um livro.
1ª atividade: Pintando a máscara do pirata feita em cartolina ofício
Cinema: Os alunos assistirão ao desenho do you tube” Piratas”
2ª atividade: Desenho livre do desenho em A3

Terça-feira: Psicomotricidade. A professora irá desenhar no pátio da escola uma trilha fragmentada do tesouro, onde cada fragmento terá uma ação representada por um numeral e uma ficha, conforme o número que sair no dado jogado. Ex: Número 2: Um aluno de cada vez irá pular num pé só até o mesmo e realizar a ação conforme o número da ficha. (Pular cinco vezes)
1ª atividade: Modelando os números do 1 ao 10
2ª Atividade: Anexo 5

Quarta-feira: Artes: Os alunos irão confeccionar com rolinhos de papel um Pirata. (pintura e colagem)
Filosofia: Para apresentar este momento, a professora anexará ao quadro uma gravura de uma criança sozinha e fará o seguinte questionamento: Você gosta de ficar sozinho?
Após, os alunos brincarão com a cantiga de roda “Se eu fosse um peixinho”.


Quinta-feira: Natureza e sociedade: Através de um documentário a professora mostrará o modo de vida dos piratas, fazendo comparação com o modo de vida dos alunos.
Francês: Será apresentada a palavra “barco” aos alunos através da confecção de uma dobradura BARCO – BATEAU (BATU)
Sexta-feira: Lanche coletivo, retomada da semana e entrega da tarefa da semana.
Anexo 6

Sábado e Domingo   
                                                                               




























Algumas ideias e sugestões retiradas da net!












































Postar um comentário