quinta-feira, 20 de abril de 2017

Projeto Alfabeto














Título: Piralbeto e as letras encantadas!
Tema: Piratas
Turma: Pré-escola                                                     
Professora: Adriana Lopes
Período: 20/03/2017 à 21/04/2017
                                                                
Área do conhecimento: Sócio- afetivo, linguagem oral, natureza e sociedade, artes visuais, movimento e matemática.                                                                                             

Justificativa:
 É na educação infantil que são oportunizados os estímulos necessários para o contínuo desenvolvimento integral das crianças. Contudo, nesta fase elas já estão inseridas em um ambiente preparatório, obtendo de forma natural no dia a dia escolar as informações que as levarão a um mundo de descobertas, onde todo conhecimento prévio facilitará as aprendizagens futuras.
Assim, pensando que houve um grande interesse por parte da turma da pré-escola (nível 2) com o tema trabalhado no último período e partindo dos questionamentos feitos por eles como: “Profe que letra é esta?”, “Pirata começa com a letra P?” será desenvolvido um projeto que de forma lúdica e com materiais concretos os educandos possam reconhecer e perceber a presença das letras do alfabeto no nosso cotidiano pois, conforme (RCNEI,2002,P.21)
No processo de construção do conhecimento, as crianças se utilizam das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar. Nessa perspectiva as crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem  com as outras pessoas e com o meio em que vivem. (RCNEI, 2002, P.21)


Objetivo geral: Propiciar que os alunos conheçam e se familiarizem com as letras do alfabeto de  forma lúdica e prazerosa através do fantoche articulado “Piralbeto”.

Objetivos específicos:
Conhecer cada letra do alfabeto a partir de um material concreto;
 Reconhecer as letras em situações do nosso cotidiano;
 Reconhecer a ordem alfabética;
Confeccionar um alfabeto com materiais concretos;
 Reconhecer, ordenar e quantificar numerais do 1 ao 30;
  Reconhecer, identificar e formar conjuntos;
Conceituar antes, entre e depois;
Estimular o raciocínio lógico através de jogos matemáticos;
Classificar os meios de transporte em terrestre, aéreos e marítimos;
Desenvolver a psícomotricidade;
  Desenvolver movimentos que estimulem a motricidade fina;
Expressar-se por meio das artes plásticas;
 Promover o pensamento autônomo através do desenvolvimento e compreensão da linguagem e das capacidades criticas e criativas do educando;
Promover a autonomia;
 Estimular o conhecimento de datas comemorativas e suas histórias;
Desenvolver algumas noções da língua estrangeira (Francês).

                                                                                                        

Apresentação do projeto: O referido projeto será apresentado através de um fantoche articulado do “Piralbeto”.



Metodologia: roda de conversa, histórias, música, vídeos, baú do tesouro, fantoche articulado, pintura, alinhavo, colagem, desenho livre, máscaras, bingo, modelagem, brincadeiras livres e direcionadas, culinária.

Culminância: O projeto será finalizado com um vernissage “Mil e uma letras do Piralbeto”.
O mesmo contará com a participação das famílias dos alunos na confecção prévia das obras.

Bibliografia:
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF 2002. P.21.


Planejamento diário de 20/03/2017 à 20/04/2017:  
                                                         
Segunda-feira: “Terra a vista!” A professora apresentará o projeto através de um fantoche articulado o “Piralbeto”, o mesmo será confeccionado com EVA e meias representando um pirata que adora as letras do alfabeto. Ele terá uma sacolinha que sairá as letras do alfabeto feitas em EVA.
Atividade de registro: Pintura com tinta a dedo, grafia das letras em bastão do alfabeto em folha A3.
Terça-feira: Psicomotricidade
Os alunos realizarão as seguintes atividades no pátio da escola:
Pega letra: Dado o sinal os alunos deverão correr pelo pátio, cada um com uma letra do alfabeto grudada nas costas. Quando a professora disser por exemplo letra “A” todos devem correr e pegar o coleguinha que esta com essa letra e assim sucessivamente até que todos participarem.
 Conjunto Humano: Dado o sinal, a professora fará os seguintes comandos aos alunos: Que se agrupem formando um conjunto de meninos e um conjunto de meninos. Num segundo momento, solicitar que se agrupem de acordo com a altura, ou seja, meninos mais altos e meninos mais baixos. Colocar barbante em volta dos grupos, dos conjuntos, formando os diagramas. Perguntar ás crianças quantos elementos têm este conjunto.
Relaxamento em grupo com música: Alunos dispostos em circulo, de costas um para o outro. Dado o sinal, os alunos deverão executar movimentos pedidos pela professora. Exemplo: Passar as mãos nas costas do amigo da frente, etc.
2ª Atividade: Anexo 1

Quarta-feira:
Artes: Confecção de uma luneta do pirata com sucata.
Filosofia: Através de uma televisão feita com caixa de papelão previamente pela educadora serão levantados questionamentos sobre o uso da mesma no seu cotidiano.
Quinta-feira:
Natureza e sociedade: Através da figura de um navio de pirata a professora fará a seguinte afirmação: Para os piratas chegarem até a ilha de tesouros eles usavam o navio como meio de transporte. Logo após, a mesma fará o seguinte questionamento: E vocês que meio de transporte usam para chegar à escola?
Em seguida, os alunos desenharão em papel a metro os meios de transporte que mais gostam e com a ajuda da professora colocarão a letra inicial de cada um.
Francês: Contando em francês os meios de transporte que desenharam.

Sexta-feira: Retomada, lanche coletivo e tarefa de casa.
Anexo 2:
Sábado e Domingo 

Segunda-feira: A professora apresentará a História “O batalhão das letras” (Companhia das letrinhas) com o fantoche Piralbeto.
2ª atividade: Os alunos jogarão o bingo do alfabeto dos piratas, confeccionado pela professora previamente com cartões de caixas de pizza, tampinhas e adesivos relacionado ao tema.

Terça-feira:
Procurando o alfabeto pelo pátio da escola. A professora espalhará letras do alfabeto pelo pátio e ao seu comando os alunos deverão encontrar e após colocá-las dentro do baú do tesouro. 
Dança dos bambolês: Cada aluno ficará disposto dentro de um bambolê. Dado o sinal os alunos deverão dançar entre os mesmos e quando parar a música deverá entrar em um. Cada vez que a música parar um bambolê é retirado da roda e assim sucessivamente. Os alunos que ficarem sem bambolê deverão se juntar com um amigo. A atividade termina quando restar um só bambolê e todos os alunos estarem dentro dele.
Atividade de relaxamento idem a primeira semana.
Atividade: Modelando os números do 1 ao 5 e formando conjuntos entre eles.
Quarta-feira: Artes: Os alunos farão colagens com formas de docinhos e lantejoulas dentro da letra “A” feita em bastão no papel a metro.                                                                                                           
Filosofia: Através da contação de história “Camila fala palavrão” à educadora fará o seguinte questionamento: Criança pode falar palavrão?

Quinta-feira: Natureza e sociedade: Os alunos retomarão os meios de transporte com a música:
Atividade: Montando um painel dos “Meios de transporte com recorte de revistas”.
Francês: Através da brincadeira “Onde estão as letrinhas do alfabeto com a cor VERMELHO (RED) em francês. A professora esconderá pela sala várias letrinhas do alfabeto e ao comando da mesma os alunos terão que encontrá-las.
Sexta-feira: Retomada e lanche coletivo.
Sábado e Domingo                                                                                    

Segunda-feira: Piralbeto irá apresentar para os alunos a poesia”Um bichinho diferente” e como recurso irá usar um painel da mesma.
 “
2ª atividade: Grafando as letras do alfabeto no chão do pátio da escola.
Terça-feira: Psicomotricidade:
 A professora desenhará com giz no chão algumas letras do alfabeto. Dado o sinal, os alunos deverão executar os comandos da mesma. Ex: Pula na letra “A”, Caminha sobre a letra “E”, engatinha na letra “R” e assim por diante;
 Em círculo, um aluno de cada vez deverá pegar uma letra de dentro do saco surpresa e imitar um bicho que comece com a letra inicial da mesma. Quem adivinhar é o próximo a participar.
Cabo de guerra dos piratas. Dado o sinal os alunos divididos em dois grupos, deverão evitar que se afoguem no mar, que será representado por ondas desenhadas no chão do pátio entre os mesmos.
Atividade lógico matemática: Contando e quantificando com letras do alfabeto em EVA.
Quarta-feira: Artes: Pintura coletiva com a técnica do cordão na letra “Z”, feita em tamanho grande com papelão.
Quinta-feira: Natureza e sociedade: A professora retomará os meios de transporte com uma variação da brincadeira “morto e vivo”. Quando disser “terrestre” os alunos deverão agachar dirigindo simbolicamente um carro, quando falar ”aéreo” deverão ficar em pé simbolizando o voo de um avião e quando ela falar “marítimo” todos deverão deitar no chão simbolizando um navio.
Francês: Os alunos brincarão de esconde-esconde contando em francês do 1 ao 10
Sexta-feira: Lanche coletivo e retomada com as atividades da semana.
Sábado e Domingo  
                                           


Anexo 3
Segunda-feira: através do fantoche Piralbeto e a história “alfabeto dos pingos” de Mary França a aula será apresentada.
2ª Atividades: Cada aluno pintará livremente um fantoche com a letra inicial do seu nome.
Terça-feira: Psicomotricidade:
 Corrida dos balões: Dado o sinal pela professora os deverão correr pelo pátio com um balão na mão, o mesmo terá uma letra do alfabeto em cartão dentro. Durante o percurso a professora lançara tarefas como: caminhar com o balão no meio das pernas, trocar com um amigo, etc. Logo que ela disser: Pare! Todos deverão estourar seus respectivos balões e dizer qual é a letra que estava dentro do mesmo.
A professora desenhará no chão do pátio alguns números e dado o sinal por ela os alunos deverão colocar as letrinhas conforme a quantidade. Ex: Número 2, os alunos terão que colocar duas letras e assim sucessivamente.
Movimento historiado da história da semana.
Atividade lógico matemática: Colagem no caderno com letras recortadas de revistas. Quantificando os números.
Quarta-feira: Confecção de uma mascará de coelhinho para a festa.
Festa de Páscoa

Quinta-feira: Natureza e sociedade: A professora retomará os meios de transporte com o anexo 3.
Francês: Os alunos aprenderão a palavra “CARRO” em francês, “VOITURE’ VOATIURRA através da brincadeira: Cada aluno receberá uma figura de um carro. A professora colocará cada ficará anexada à roupa dos mesmos. As crianças deverão fazer que estão dirigindo o meio de Sexta-feira: Feriado (sexta-feira santa)
Sábado e Domingo
Semana com a retomada do projeto e encerramento do mesmo com o  vernissage “Mil e uma letras do Piralbeto”.
O mesmo contará com a participação das famílias dos alunos na confecção prévia das obras. Cada família recebeu a proposta de confeccionar com materiais variados três letras do alfabeto. Como a turma é de oito alunos, cada um ficou com três letras e confeccionamos coletivamente em aula a letra A e Z.






Fotos do projeto







Sugestões de livros para o projeto





































Projeto para Educação Infantil Faz de conta

Título: Brincando, experimentando e reinventando! Tema: Faz de conta Turma: Maternal 1 A                         ...